A Secretaria Estadual da Saúde informa que, até o final da manhã desta terça-feira (29), 56 pacientes já haviam sido transferidos de Santa Maria a região metropolitana de Porto Alegre, em virtude da gravidade dos casos. No município onde ocorreu o incêndio na boate Kiss, na madrugada de domingo, 28 pacientes estão hospitalizados em estado grave e outros 34 permanecem em observação ou enfermarias. Um paciente encontra-se em Ijuí. Entre os internados em estado grave, 84 permanecem entubados, respirando por ventilação mecânica.
Casos de hospitalizados por município:
Santa Maria - 28 pacientes em UTI e 34 em observação
Porto Alegre - 56 pacientes em UTI
Canoas - 03 pacientes em UTI
Ijuí - 01 paciente em UTI
Atuação conjunta
A Secretaria Estadual da Saúde, o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de diversas cidades agiram em parceria para garantir o atendimento mais adequado a cada um dos feridos. Toda a equipe do Complexo Regulador do Estado foi mobilizada para atuar na organização das transferências dos pacientes em conjunto com os profissionais da Central de Leitos de Porto Alegre e com voluntários de todo o país que integram a Força Nacional do SUS. O transporte é realizado por meio de aeronaves da Força Aérea Brasileira e todos são acompanhados por médicos.
Solidariedade
A procura para doação de sangue no Hemocentro do Estado (Hemorgs) foi recorde nesta segunda-feira,com cerca de 900 pessoas comparecendo ao local. O movimento é similar ao de duas semanas de funcionamento em período de normalidade. O Banco de Pele do Estado, que funciona junto à Santa Casa, em Porto Alegre, também recebeu doações nacionais e internacionais de tecidos para garantir o estoque em caso de necessidade de uso de enxertos no tratamento dos pacientes. E seis toneladas de donativos, entre medicamentos, luvas, soro e outros suprimentos hospitalares foram enviados a Santa Maria para reforço da estrutura hospitalar.
Apoio às famílias
A Secretaria Estadual da Saúde mantém sua equipe de Saúde Mental em Santa Maria prestando apoio psicológico aos familiares das vítimas, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Regional de Psicologia.
Governo do Estado