Operação Viagem Segura de Carnaval começa na sexta

A Operação Viagem Segura também terá campanhas em rádio e TV alertando para o excesso de velocidade, uma das principais causas de morte no trânsito.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com início à zero hora desta sexta-feira (08), a Operação Viagem Segura de Carnaval estará nas ruas e estradas de todo o Rio Grande do Sul para proteger a vida dos foliões. A intensiva na fiscalização se estende até a meia-noite da Quarta-feira de Cinzas (13). A Operação Viagem Segura também terá campanhas em rádio e TV alertando para o excesso de velocidade, uma das principais causas de morte no trânsito. 

Na reunião de planejamento, que aconteceu nessa segunda-feira (04) no Palácio Piratini, as instituições fizeram um balanço das 13 operações do ano de 2012, e o Detran/RS apresentou os dados analíticos dos últimos feriadões de Carnaval. O vice-governador e coordenador do Comitê Estadual pela Segurança no Trânsito, Beto Grill, observou, após ouvir o relato de cada órgão, que com o trabalho conjunto, todos avançaram individualmente. "As instituições foram qualificadas, sabem hoje muito mais sobre os problemas do trânsito no RS. Mesmo que a redução de acidentes não tenha sido aquela que gostaríamos, tenho certeza que a integração é o caminho". 

Em 2012, quando a Viagem Segura já estava acontecendo, foram registradas 11 mortes no local do acidente, número menor que em 2011, quando ocorreram 19 mortes nos cinco dias de feriado e, em 2010, 32 mortes. Se contabilizados os 30 dias pós-acidente, foram 27 mortes em 2012, 34 em 2011 e 42 em 2010. 

Analisando-se os feriados de 2007 a 2012, o Carnaval é o feriadão menos violento. Tem a menor média diária de mortos no trânsito, juntamente com o Ano Novo e Navegantes. O maior volume de acidentes nos feriadões de Carnaval dos últimos seis anos ocorreu nas noites da sexta-feira. A maior parte das vítimas está na faixa etária dos 25 aos 29 anos (17%). Destes, 60% são motociclistas. 

Esta é a 16ª edição da Operação, que já soma mais de 1,3 milhão de veículos fiscalizados, 175 mil infrações, 17 mil veículos e 5,1 mil CNHs recolhidas, 16,2 mil testes com etilômetro e 4,1 mil motoristas alcoolizados (potenciais causadores de acidentes) retirados de circulação. 

A Viagem Segura tem como principais parceiros Detran/RS, Brigada Militar e Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil e EPTC na Capital, sob a coordenação do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito. Também colaboram com a operação órgãos de trânsito municipais, Famurs, Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). 

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe