Os esforços da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) para construir um ambiente favorável à promoção comercial do Rio Grande do Sul no exterior, estabelecer cooperação com outros países e regiões e identificar oportunidades de negócios são os objetivos da missão a Genebra, na Suíça, na próxima semana. Na ocasião, a Agência participará, pela primeira vez, da conferência anual da Associação Mundial de Agências de Promoção do Investimento (Waipa, na sigla em inglês).
A presença no evento, nos dias 11 e 12 de fevereiro, ocorre paralelamente aos trâmites para que a AGDI se torne membro da Waipa em 2013. "A Agência já vinha monitorando o trabalho da Waipa, que oferece benefícios como networking, eventos, atividades de formação e treinamento e acesso a conteúdos relevantes para a atração de investimentos", explica a coordenadora de Relações Internacionais, Daniela Carolina Eckert, que representará a AGDI na World Investment Conference. Este ano, os temas do evento são infraestrutura, capital humano e ecossistemas inovadores, além de uma reavaliação das métricas de investimento estrangeiro direto (IED).
Sobre a Waipa
Criada em 1995, em Genebra, a Waipa tem hoje 244 membros em 162 países. O United Kingdom Trade & Investment (UKTI), um dos principais parceiros internacionais da AGDI, é associado desde a fundação da associação. No Brasil, integram a organização a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o portal de investimentos de São Paulo (Investe São Paulo).
Entre as vantagens de participar desse fórum mundial, encontram-se os treinamentos que a Waipa proporciona aos agentes de desenvolvimento, as oportunidades de compartilhamento de ações e experiências regionais, o acesso a informações qualificadas e o encaminhamento de potenciais investidores, além de uma extensa rede de relacionamentos. O atual presidente da Waipa é o brasileiro Alessandro Teixeira, secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Governo do Estado