A Secretaria de Saúde de Porto Alegre confirmou nesta sexta-feira mais quatro casos de dengue. Os casos autóctones, ou seja, contraídos no local, são de moradores dos bairros Partenon, Navegantes e Bom Jesus. Ainda, segundo a Secretaria, há dois casos importados, de pacientes que viajaram para outros estados do país. Na capital gaúcha foram notificados 98 casos: 30 foram descartados e 19 confirmados ( 10 autóctones e nove importados). Há ainda 49 casos suspeitos.
A doença
O mosquito que transmite a dengue é um pernilongo escuro com listras brancas e tem por hábito picar durante o dia. O Aedes aegypti somente se infecta com o vírus da dengue ao picar uma pessoa com a doença, então o mosquito passa a transmitir o vírus. Entre os principais sintomas da dengue clássica estão: 99% das pessoas apresentam febre durante cerca de sete dias com início abrupto; 60% têm dor de cabeça frontal severa, dores nas articulações e músculos; 50% têm dor atrás dos olhos (retro-orbital); 50% têm prostração, indisposição, perda de apetite, náusea e vômitos; e 25% têm manchas vermelhas no tórax e braços. A dengue se diferencia de resfriados e gripes por não apresentar sintomas respiratórios.
Não existe tratamento específico. Diante a mínima suspeita de dengue, as pessoas não devem utilizar medicamento a base de ácido acetil-salicílico e devem beber bastante água e consultar um médico.