Governador recebe documento de apoio à política de pedágios do Estado

Comitiva também apoia a discussão do tema dos pedágios no Cdes

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O governador Tarso Genro recebeu nesta segunda-feira (25), no Palácio Piratini, uma comitiva de representantes dos municípios de Carazinho, Chapada, Almirante Tamandaré, Três Passos e Sarandi, que entregaram um documento de apoio à política de pedágios proposta pelo Estado, a partir da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e a discussão sobre o tema no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS). 

"O novo modelo de pedágios deverá ser transparente. Queremos que a comunidade se organize e que sejam montadas estruturas permanentes junto aos Coredes para a fiscalização da renda. Nós queremos que a comunidade fiscalize todos os recursos, ninguém terá participação de lucros e esta é a grande diferença entre uma empresa privada e pública", disse Tarso, ressaltando que o tema dos pedágios dever ter um debate permanente. 

Para o secretário executivo do Cdes-RS, Marcelo Danéris, o movimento de apoio a esta nova política demonstra que a sociedade quer um processo transparente, adequado a sua realidade. "Este é um movimento importante que demonstra a vontade da sociedade na mesma direção em que o Estado decidiu de não manter os atuais contratos. A partir do diálogo queremos mostrar à comunidade qual a política do Estado para os pedágios estaduais, ouvindo da sociedade se o modelo apresentado deve ter melhorias ou mais investimentos", disse Danéris. 

Para a vereadora de Almirante Tamandaré, Michele Fardo, a comitiva apoia o Governo do Estado na mobilização para o fim dos pedágios. "O PSDB está engajado junto com o governo nesta iniciativa, esperamos o apoio da comunidade no dia 7, dia emblemático em que acontece o levantamento das cancelas". Para a vereadora, o movimento será um marco na história do Rio Grande do Sul e do governo, que deve alavancar a economia dos municípios. 

A partir da quarta-feira, 6 de março, encerra-se a cobrança de pedágios no polo de Carazinho, que compreende as praças de Soledade, Sarandi, Passo Fundo e Panambi, nas rodovias BR-386 e BR-285. 

Diálogos do CDES 
Acontece no município de Carazinho, no dia 06 de março, o ‘Diálogos do Cdes' sobre o novo modelo de pedágio. O Governo do Estado apresentará à comunidade a situação real das estradas que vai receber, além de mostrar como serão realizados os investimentos nas estradas. "O Ministério dos Transportes deverá apresentar o plano de como o Governo Federal irá tratar as estradas de sua responsabilidade e a partir daí nós vamos fazer esta escuta com a comunidade, para preparar um relatório que deve orientar a política da EGR para o Rio Grande do Sul", diz Danéris. 

Conforme o secretário do Cdes, o Governo do Estado quer adequar os polos o máximo possível às necessidades regionais para que cada uma possa demonstrar qual a expectativa da comunidade, mas também para que o Estado crie uma estratégia transparente e democrática de desenvolvimento.

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe