Verão numa Boa quer qualificar e ampliar serviços

Ao revelar os números desta edição, que se encerrou em 03 de março, Oliveira anunciou a ampliação e qualificação para a temporada 2013/2014.

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Mais de seis mil servidores de 34 órgãos de governo ofereceram serviços de saúde, entretenimento, segurança e inclusão social para mais de um milhão de pessoas durante o veraneio 2012/2013. Os dados foram divulgados pelo coordenador executivo do Verão numa Boa, Rodrigo Oliveira, ao fazer um balanço das atividades da 2ª edição do programa, em coletiva, nesta terça-feira (05), no Palácio Piratini. Ao revelar os números desta edição, que se encerrou em 03 de março, Oliveira anunciou a ampliação e qualificação para a temporada 2013/2014.

A segunda edição do programa atingiu indiretamente 2,5 milhões de pessoas. "As ações de esporte atingiram 235 mil pessoas e as ações de cultura tiveram a participação de mais de 40 mil pessoas", disse Oliveira. O coordenador do Verão numa Boa ressaltou que a satisfação de realização plena do trabalho aparece na tranquilidade e segurança que as pessoas têm nos serviços de resgate, cidadania e inclusão social e ações inovadoras como a internet livre na praia e possibilidade de crédito a beira mar. 

A secretária de turismo, Abgail Pereira, disse que foram abertos 33 Centros de Atenção ao Turista, que atenderam 209 mil pessoas. "O nosso litoral não é só mar, mas também parques e bibliotecas. Encerramos esta 2ª edição do programa com números e serviços satisfatórios e com a tranquilidade de que realmente este verão foi numa boa", disse Abgail, lembrando que durante o verão foi lançado o RS Mais Turismo, que disponibiliza em parceria com o Banrisul linha de crédito para todo tipo de empreendedor. 

O secretário de saúde, Ciro Simoni, falou sobre o atendimento de 25 mil pessoas e a ampliação das ações em saúde. "Investimos R$ 495 mil em dez pronto-atendimentos para o litoral Norte e Sul, R$ 234 mil aplicados na qualificação de serviços para as bases do Samu, e mais de R$ 1 milhão para plantões de atendimento 24h". Para Ciro os recursos originaram mais de 43 mil atendimentos nas diversas especialidades. Foram realizados pelas ambulâncias disponibilizadas nas estradas, 306 atendimentos, e 17 vitimas foram resgatadas a partir de transporte aéreo. 

O secretário de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, considerou positiva a atuação da Van do programa Gaúcho de Microcrédito, que percorreu 17 praias, disponibilizando mais de R$ 653 mil em crédito para empreendedores do litoral. "Lançamos também o microcrédito para esportes radicais, e o projeto cadeia produtiva de frutas nativas privilegiando pessoas que precisam ser incluídas num processo diferente do que o simples capital". 

Operação Golfinho 2012/2013 
A 43ª Operação Golfinho iniciou suas atividades com a preparação dos grupos de salva-vidas no litoral Norte e Sul em outubro de 2012, e no dia 15 de dezembro começou com as ações de prevenção e salvamento. Com 30% de seu efetivo, a Operação Golfinho acontece até a páscoa. 

O comandante geral da Brigada Militar, Fábio Duarte Fernandes, disse que a Operação Golfinho é uma das maiores do país e a maior do Brigada Militar no que diz respeito a segurança no mar. "Mais de cinco mil policiais participam da operação e este ano tivemos um acréscimo de 63% em recursos financeiros, ou seja, R$ 32 milhões a mais investidos em relação ao ano de 2012". Conforme ele, o foco é o serviço de salvamento, que este ano realizou 1.910 resgates, um acréscimo de 43% se comparado ao ano de 2012. "Em contrapartida tivemos uma redução de 25% no número de pessoas mortas por afogamento. Isso significa que mesmo a Brigada esteja atuando com maior efetividade, nós conseguimos evitar os índices de morte". 

O comandante falou ainda sobre as atividades ostensivas, como a recuperação de veículos furtados, captura de foragidos, combate ao tráfico de drogas e ações de preservação ambiental e de conscientização nas estradas. 

Qualificação dos serviços para a temporada 2013/2014 
Conforme Rodrigo Oliveira, para a 3ª edição do programa os serviços devem seguir a continuidade de ampliação e qualificação. "Ter transformado a operação em programa, facilita para que os serviços estejam em constante aprimoramento. Assim como o Verão numa Boa Mais Digital foi ampliado de uma para dez praias, certamente outras ações terão o mesmo destino", disse.

Governo do Estado

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