Avaliar o andamento das obras de transmissão e distribuição para garantir o suprimento de energia elétrica às cidades sede e aos estádios que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014, conforme definição dos documentos da Fifa e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esse foi o objetivo da reunião de trabalho que ocorreu na manhã desta quinta-feira (07), na sede da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), em Porto Alegre. O encontro de monitoramento do sistema elétrico reuniu representantes das empresas transmissoras de energia do RS, CEEE-D, do Governo do Estado e da Secretaria de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia. A programação continuou à tarde, com visita as obras de energia e ao estádio Beira Rio.
Na abertura, o secretário de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, garantiu que o Rio Grande do Sul vai cumprir os prazos acertados pelo cronograma definido pelo comitê organizador da Copa do Mundo de 2014 e lembrou do legado que os investimentos projetados e que estão sendo realizados deixarão para as pessoas e para o Estado, em especial para a capital. "Precisamos continuar trabalhando em parceria com os governos federal e municipal para que seja cumprido o que foi acertado e para que Rio Grande do Sul receba bem as nove seleções de futebol que jogarão aqui, eventos que serão assistidos por 5,5 bilhões de pessoas em todo o mundo", reforçou.
O presidente do Grupo CEEE, Sergio Souza Dias, destacou a importância de reuniões dessa natureza para a avaliação geral dos projetos e também para que sejam encontradas soluções a possíveis problemas que possam atrasar algum empreendimento. Durante o encontro, cada uma das empresas que atuam no Rio Grande do Sul detalhou o estágio atual de cada obra. Na área de transmissão, a CEEE-GT está com 10 obras concluídas, 11 em andamento e cinco programadas para iniciar. No segmento da distribuição, somente em Porto Alegre, a companhia está construindo sete novas subestações e ampliando a capacidade de outras três, além da expansão de diversos trechos de linhas de transmissão.
Segundo o cronograma de obras, no dia 18, inicia a terraplanagem da nova Subestação Menino Deus, que será instalada na Avenida Parde Cacique, ao lado do Estádio Beira Rio. O empreendimento atende às exigências da Fifa de haver uma segunda fonte de alimentação em todos os estádios de futebol. A obra no valor de R$ 23,9 milhões terá uma potência de 50 MVA (megavolts-ampère) e será importante, também, para melhorar o atendimento aos moradores dos bairros Menino deus, Praia de Bela, Cristal, Santa Tereza e Assunção.
Governo do Estado