O Projeto Extensão Produtiva e Inovação (PEPI) - coordenado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) - lançou nesta quinta-feira (14), em Erechim, o núcleo da Região Norte. Em parceria com o campus da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), o núcleo oferecerá técnicos especializados para proporcionar às empresas capacitação e melhorias na eficácia produtiva e fomentar a busca permanente por inovação e sustentabilidade.
O diretor de Produção e Inovação da AGDI, Sergio Kapron, frisou a importância do NEPI para as empresas beneficiadas. "Este projeto consolida a ação do governo e oportuniza às empresas que não teriam condições de se qualificarem, melhorarem seus processos, implementarem tecnologia e avançarem nos métodos de gestão, levando o desenvolvimento a diferentes municípios".
NEPI Região Norte
Com sede em Erechim, o NEPI da Região Norte tem como meta atender a 100 empresas da região neste ano. Os extensionistas, como são chamados os profissionais que realizam o atendimento, identificam as principais necessidades das firmas e propõem melhorias. Em seguida, auxiliam na idealização e implantação de iniciativas inovadoras. O NEPI é resultado de um convênio firmado entre a AGDI e a URI Erechim, pelo qual o Estado repassa R$ 403 mil para a universidade contratar os extensionistas e oferecer o serviço na região.
Extensão Produtiva e Inovação
Considerado estratégico pelo Governo do Estado, o Projeto Extensão Produtiva e Inovação proporciona relação continuada de empresas com instituições locais de capacitação, tecnologia, pesquisa, crédito e ensino. É integrado ao Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais (APLs) e conta com recursos do Programa de Apoio à Retomada do Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (PROREDES-BIRD). Até 2016, serão aplicados mais de R$ 40 milhões para criação e manutenção de 20 NEPIs no RS.
Atualmente, existem 10 núcleos: três criados durante a fase piloto, que começou em dezembro de 2011, e outros sete em fase de lançamento, cujos convênios foram firmados em novembro de 2012. Dentre as possibilidades da AGDI, estão coordenação do Projeto, monitoramento e avaliação de resultados, aperfeiçoamento metodológico, capacitação dos extensionistas e aproximação das empresas atendidas com outras instituições.
Governo do Estado