No próximo verão, o sistema de abastecimento de água de Erechim já contará com a transposição do Rio Cravo em funcionamento. O prefeito do município, Paulo Polis, esteve reunido com o diretor-presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, nesta quinta-feira (21), na sede da Companhia. No encontro, foi reafirmada a continuidade da obra, que otimizará o abastecimento de água do município e acabará com a vulnerabilidade do sistema em épocas de estiagem.
A Companhia dará todas as condições para que o consórcio que está executando a obra agilize os trabalhos. Nesta sexta-feira (22), a Corsan se reunirá com representantes do consórcio, para garantir o bom andamento do empreendimento. "Reforçamos o compromisso do Governo do Estado com a população de Erechim quanto à continuidade desta obra, uma das mais importantes realizadas no município pela Corsan, a qual vai contribuir sobremaneira para a segurança do sistema de abastecimento de água", disse Dutra.
Iniciada em abril de 2012, a transposição representa um investimento de R$ 32 milhões. Serão 16 quilômetros de tubulação adutora de água bruta que levará água do Rio Cravo para ser armazenada na barragem do Arroio Ligeirinho.
Outros investimentos nos previstos
Nos próximos 25 anos, a Corsan prevê mais uma série de investimentos em Erechim, conforme o Contrato de Programa firmado com o município. Entre as principais obras, destacam-se substituição de redes de fibrocimento; abastecimento dos distritos Capoerê e Jaguaretê; Programa de Redução de Perdas; execução de obras complementares de reservação; ampliação geral do Sistema de Abastecimento de Água; execução do Sistema de Esgotamento Sanitário com redes coletoras do tipo separador absoluto, com interceptores e emissário.
Governo do Estado