A Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB) em parceria com a 5ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado (CRE) realizou, nos dias 21 e 22 de março, mais uma atividade de formação em plantas medicinais direcionada a professores de escolas estaduais. Eles tiveram a oportunidade de aprender sobre o cultivo e uso, com a finalidade de aplicar essas atividades em sala de aula e estimular os alunos para a educação ambiental.
"Uma das principais contribuições do projeto será o intercâmbio de conhecimento entre os professores e a construção de uma escola mais sustentável com o auxílio de toda a comunidade escolar", disse Vanderley Pimentel, assessor de educação ambiental da 5ª CRE. Participaram dessa edição, professores de 40 escolas estaduais da região de Pelotas da zona urbana, assentamentos e comunidades quilombolas.
Durante os dois dias foram apresentadas atividades práticas que poderão ser utilizadas nas escolas, como a construção de uma espiral de ervas e uma composteira (reaproveitamento de resíduos orgânicos) que pode ser feita em terrenos com diferentes tamanhos.
A capacitação se insere no projeto"Formação em Plantas Medicinais" que desenvolveu uma edição em 2012 e terá segmento em 2013, promovido pela Secretaria da Educação e apoiado pela Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, Emater e Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.
Redação Secom