Governo do Estado debate projeto para políticas de irrigação

Busato afirmou que o Piuma vai fazer um diagnóstico das áreas com aptidão para agricultura irrigada

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Para tratar das políticas estaduais de irrigação previstas no Projeto de Lei (PL) que será enviado à Assembleia Legislativa, secretários estaduais se reuniram, nesta segunda-feira (25), com o governador Tarso Genro. O titular da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, explicou o Plano Diretor de Irrigação no Contexto dos Usos Múltiplos da Água (Piuma). 

Busato afirmou que o Piuma vai fazer um diagnóstico das áreas com aptidão para agricultura irrigada, em especial quanto à capacidade de uso dos solos e à disponibilidade de recursos hídricos, bem como identificar a capacidade de expansão das áreas irrigadas. "São diversos os benefícios do Plano Diretor. O nosso foco é o incentivo ao uso e reuso múltiplo da água constante, visando à conservação e potencialização da produção". 

O projeto de lei institui ainda o Fundo Estadual de Irrigação, vinculado à SOP. A proposta tem como objetivo apoiar e custear a elaboração de projetos de irrigação e de gestão dos projetos públicos na área. O Fundo será gerido por um conselho gestor.

Gostou? Compartilhe