Missa de Lava-pés com jovens infratores

Ritual ocorreu na unidade POA I da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), na Capital

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Acompanhado pelo secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, realizou na tarde desta quinta-feira (28) o ritual de lava-pés no auditório da unidade POA I da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). 

Bispo referencial auxiliar para a Juventude no Rio Grande do Sul, Dom Jaime seguiu o exemplo do Papa Francisco que, também hoje, visitou uma prisão para menores infratores, em Roma, na Itália, onde realizou a mesma cerimônia e pediu mudanças "na maneira de ser do Papa e dos padres para levar o Evangelho àqueles que não têm nada". 

Na religião católica, o lava pés designa o gesto que se pratica na Quinta-Feira Santa, quando o sacerdote lava o pé direito de 12 homens, clérigos ou seculares, em celebração do que fez Jesus a seus discípulos na Última Ceia. 

O interno L.S., de 16 anos, morador da Lomba do Pinheiro, integrou o grupo de jovens que participou da cerimônia. "Foi muito bom escutar o padre. Ele tem razão. Precisamos nos cuidar e, também, cuidar dos outros", disse. 

Em conversa com os adolescentes, o secretário Fabiano Pereira lembrou o porquê de a cerimônia ser inspirada nas ações do Papa Francisco. "Todos os papas anteriores realizaram esta celebração no Vaticano. Mas hoje, em Roma, o Papa Francisco celebra a cerimônia de lava pés em uma instituição como esta." 

Após a celebração, a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos distribuiu chocolate para os adolescentes que cumprem medida socioeducativa na unidade como presente de Páscoa. 

Gostou? Compartilhe