Páscoa requer cuidados especiais dos consumidores

Pelo menos 9 milhões de chocolates devem ser comercializados até este domingo

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O Procon estadual aconselha os consumidores gaúchos a tomarem certos cuidados para evitar aborrecimentos durante a Semana Santa, época do ano em que mais cresce a procura por chocolates e pescados. Pelo menos 9 milhões de ovos de chocolate devem ser comercializados pelos supermercados gaúchos até este domingo (31), segundo a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). A maioria dos produtos é destinada ao público infantil. 

De acordo com o diretor do Procon/RS, Cristiano Aquino, o consumidor deve verificar atentamente as informações contidas nas embalagens, como data de validade, peso e valores nutricionais. Esses dados devem condizer com as características reais do produto, especialmente quanto aos níveis de açúcar, lactose ou glúten. "Este cuidado deve ser seguido principalmente no caso de ovos dietéticos". Segundo o Procon, nem sempre esses chocolates estão isentos de algum percentual de açúcar. 

Além disso, brinquedos ou brindes inseridos no produto devem estar especificados e não devem ser contabilizados no peso indicado no rótulo. "Se há brinquedos no interior dos ovos, o consumidor deve, na hora da compra, observar a faixa etária indicada na embalagem e se o produto contém a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)". O comprador deve ainda verificar se o chocolate está devidamente armazenado, em local arejado e com sua embalagem inviolada. 

Quanto aos pescados, o órgão de defesa do consumidor solicita que sejam observados a higiene do local, boa conservação, armazenamento, odor e aparência dos alimentos. Olhos opacos e escamas que soltam facilmente são sinais de que o peixe não está fresco. Peixes congelados também requerem atenção, como temperatura e rigidez. 
  
"O mais importante é que, na hora da compra de qualquer mercadoria, o consumidor exija a nota fiscal, pois só assim ele garante seus direitos, caso haja algum problema com os produtos adquiridos", informa Aquino. Mais informações e encaminhamento de reclamações podem ser feitas através do telefone (51) 3287-6200, pelo site www.procon.rs.gov.br ou junto aos Procons municipais.

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