O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS) promove, nesta quinta-feira (04), às 14h30, a primeira reunião entre o Governo gaúcho e a sociedade no sentido de preparar o Estado para os investimentos na transformação do carvão mineral para a produção de energia e a participação nos próximos Leilões de Energia A-5 do país, anunciados pelo Ministério de Minas e Energia e agendados para o segundo semestre. O RS conta com 80% das reservas de carvão mineral do Brasil.
O debate pauta a reunião de reinstalação da Câmara Temática Indústria Naval, Petróleo, Gás Natural e Setor Energético do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS). Conselheiros, empresários do setor, representantes da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), secretários de Estado e outros convidados.
Cerca da 1,5% da energia produzida no país vem das usinas termelétricas a carvão. Estima-se que 40% da eletricidade mundial seja oriunda do carvão e, em muitos países, é a principal fonte de energia. Na China, por exemplo, cerca de 80% da energia do país é proveniente do minério. O carvão mineral também é importante para a produção de cimento e pode ser utilizado como produtor de combustíveis líquidos.
SERVIÇO
O quê: Reunião sobre a preparação do RS para os investimentos em carvão mineral
Data: 04 de abril 2012 - 14h30
Local: Secretaria do CDES: Centro Administrativo do Estado - 21º andar
Carvão mineral em debate nesta quinta-feira
· 1 min de leitura