O governador Tarso Genro acompanhou, nesta quinta-feira (11), a assinatura de contrato entre a Petrobras e a empresa Estaleiros do Brasil para a construção e integração dos módulos da plataforma P-74, em São José do Norte, no sul do Estado. O ato foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre, durante apresentação do Plano de Negócios e Gestão 2013-2017 da Petrobras, evento que contou com a participação da presidente da estatal, Maria das Graças Foster.
Pelo menos dois mil empregos diretos e indiretos serão gerados no Polo Naval. Segundo a Petrobras, o prazo para conclusão da obra é de quatro anos e o início da produção está prevista para o segundo semestre de 2016. Com capacidade de produzir até 150 mil barris por dia, a P-74 irá operar na camada pré-sal dos campos de Franco 1, na Bacia de Santos.
Para o governador, a obra é importante para a economia do Rio Grande do Sul porque irá gerar mais trabalho e renda na Metade Sul do Estado. "Nós temos uma mão de obra qualificada e que será empregada nesses novos investimentos. É uma forma de estímulo ao desenvolvimento regional e aos empresários, que deverão se preparar para os novos desafios", destacou Tarso.
Ao apresentar o plano de investimentos aos empresários do setor, Maria das Graças Foster disse que 2013 será marcado por um expressivo crescimento na produção. "E o Rio Grande do Sul tem um papel fundamental porque as unidades de produção P-63, P-55 e P-58 precisarão sair daqui e começar a trabalhar".
O Plano de Negócios e Gestão da Petrobras prevê um investimento de US$ 236,7 bilhões entre 2013 e 2017 nas áreas de extração e produção, abastecimento, gás e energia, distribuição e biocombustíveis. A empresa produz atualmente 2 milhões de barris de petróleo por dia. A meta é atingir 2,75 milhões até 2017 e chegar a 4,2 milhões em 2020.
Governo do Estado