O governador Tarso Genro e o secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Fernando Niedesberg, reuniram-se nesta quarta-feira (10), no Palácio Piratini, com o cônsul-geral da França em São Paulo, Damien Loras. Niedesberg entregou exemplar de um guia de boas práticas ambientais que será distribuído aos municípios gaúchos. O documento é resultado de um convênio firmado em 2012 entre a Sema e a Agência Francesa do Meio Ambiente e da Gestão da Energia da França (Ademe), por meio da empresa Enviroconsult.
A iniciativa tem por objetivo sensibilizar os gestores políticos e o público em geral sobre as mudanças climáticas e a integração desse assunto com a gestão da energia e da qualidade do ar. O guia faz parte do projeto Consolidação do Plano Clima, Ar e Energia (Pace): Plano de Comunicação e de Sensibilização sobre as Mudanças Climáticas e a Qualidade do ar no Estado.
Gestão integrada
O guia de boas práticas ambientais orientará os municípios sobre as ações para reduzir a poluição do ar, desenvolver energias sustentáveis e lutar contra as mudanças climáticas, além de apresentar ações do Estado que estão sendo implementadas.
A publicação é ilustrada por um dos principais artistas do país nesse segmento, o gaúcho Edgar Vasques. O documento apresenta os desafios ligados a uma gestão integrada das questões sobre o ar, clima e energia, definindo o grau de ação e de responsabilidade dos diferentes atores e responsáveis políticos (União, Estados e municípios), divulgando os principais resultados do Pace e apresentará indicadores concretos para a atuação dos municípios sobre este assunto. O guia conta ainda com o apoio da Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (Corag).
Pace
O Plano Clima, Ar e Energia (Pace) é fruto de um convênio de cooperação inédito entre a França e o Brasil que teve início em março de 2010 com duração de 16 meses. O parceiro do convênio foi a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), órgão ambiental do Estado do Rio Grande do Sul vinculado à Sema. Conduzido por uma equipe de consultores especializados, o trabalho foi cofinanciado pelo governo francês (MINEFE/DGPTE), pela Agência do Meio Ambiente e da Gestão da Energia (Ademe - França) e pela Fepam. A Enviroconsult foi a empresa que liderou o projeto com a EngeBio na realização do Pace-RS.