O Banrisul divulga nesta quinta-feira (25) o resultado do edital de seleção pública de projetos interessados em obter patrocínio do banco para o segundo semestre de 2013. Durante o período de inscrições, que ocorreram de 15 de fevereiro a 15 de março de 2013, o Programa Banrisul de Patrocínios recebeu 1.515 projetos, pela internet, nas áreas de cultura, educação, esportes, feiras e expofeiras, institucional, meio ambiente, promoções e responsabilidade social.
Desse total, foram pré-selecionados 190 projetos, que passarão por avaliação e habilitação de documentos. A relação completa dos pré-selecionados pode ser acessada no site.
Todos os projetos foram avaliados por uma comissão técnica de seleção interna, com base em critérios definidos no edital: visibilidade, fortalecimento da marca Banrisul, potencial de relacionamento, relevância das contrapartidas, potencial mercadológico, inovação e sustentabilidade, entre outros. Segundo o edital, a próxima fase será de habilitação jurídica e regularidade fiscal dos proponentes dos projetos pré-selecionados.
De acordo com o diretor de Marketing do Banrisul, Guilherme Cassel, o processo de seleção pública feito nesse ano é algo inédito nos 85 anos da instituição. Ele salientou, ainda, que, por meio da abertura do edital, o Banrisul dá maior transparência na definição dos patrocínios a projetos e iniciativas de terceiros, que são apoiados com recursos diretos da empresa.
Projetos com Lei de Incentivo ao Esporte e a Cultura
No Rio Grande do Sul, o Banrisul está em primeiro lugar entre as empresas que mais apoiaram projetos em 2012 com base na Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) e na Lei de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet. No ano passado, o banco recebeu o Prêmio Empresário Amigo do Esporte na categoria "Melhor Amigo do Esporte no Estado do RS". A distinção homenageou os apoiadores de projetos desportivos e paradesportivos que contribuíram, por meio da LIE, para o desenvolvimento do desporto nacional.