A população da região Norte do estado, formada por 32 municípios, definiu nesta quinta-feira (2), as áreas prioritárias que irão receber recursos do Orçamento 2014. Uma audiência púbica, que reuniu cerca de 150 pessoas no auditório da Universidade Regional Integrada (URI), em Erechim, definiu Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Econômico e Saúde como as três principais demandas para a região. Na seqüência, pela ordem de votação, as áreas prioritárias foram:
Segurança Pública, Educação Básica, Infraestrutura, Meio Ambiente, Esporte Lazer e Turismo, Habitação e Desenvolvimento Urbano, e Educação Superior. De acordo com o coordenador Regional da Participação, Dino Giaretta, "a participação da comunidade na decisão sobre as áreas prioritárias em nossa região é fundamental, pois neste debate são escolhidas as principais áreas onde queremos investir os recursos".
Após as audiências, acontecem as Assembleias Municipais, nas 497 cidades do Estado, e no mês de agosto, a Votação de Prioridades. As atividades são organizadas em conjunto pelo Governo do Estado e Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) e fazem parte do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã.
O Sistema é coordenado pela secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, e integra ações do Gabinete do Vice-Governador, Casa Civil, Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Gabinete Digital e Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS).