A elaboração de projetos de açudes viabilizados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP), será desenvolvida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do RS (Sescoop). Um Termo de Cooperação Técnica Interinstitucional foi assinado nesta quinta-feira (02), pelo titular da SOP, Luiz Carlos Busato, e pelo presidente da Sescoop, Vergilio Frederico Perius.
O convênio tem como objetivo o crescimento da produção e da produtividade do agronegócio no Estado, assim como a redução dos efeitos da estiagem e dos impactos ambientais provocados pela atividade agropecuária. Caberá à Secretaria de Obras a coordenação e administração do programa, bem como, com o auxílio do Sescoop, avaliar o desempenho do mesmo e planejar ações para fomentar a implantação de projetos de açudes.
Melhorar as condições de vida das famílias da zona rural por meio dos açudes é um dos focos do Executivo estadual. "Fomentar o agronegócio e gerar emprego e renda são os objetivos centrais dessa cooperação entre a pasta e o Sescoop", ressaltou Busato. De acordo com Perius, a irrigação é essencial para aumentar a produção das propriedades rurais. "Nossa parceria com a Secretaria de Obras vai agir diretamente no desenvolvimento do Rio Grande do Sul", salientou o gestor. Participaram da reunião o gerente de Monitoramento do Sescoop, José Máximo Daronco, o diretor de Assuntos Estratégicos, Djedah Lisboa, e o diretor do Departamento de Desenvolvimento Urbano da SOP, José Luiz Mendel.