Entre abril e Junho deste ano as padarias, confeitarias e afins de Passo Fundo estão sob os olhos atentos do Ministério do Trabalho e Emprego, que as está orientando e fiscalizando no tocante ao cumprimento da legislação trabalhista e das normas regulamentadoras de segurança do trabalho.
Em princípio, foram notificadas 70 empresas em Passo Fundo para que providenciassem a adequação das máquinas e equipamentos em conformidade com as normas regulamentadoras. Nos últimos anos, um número expressivo de acidentes envolvendo esmagamentos e amputações de dedos e mãos em equipamentos sem proteção, fizeram com que o Ministério do Trabalho publicasse em 2010 uma versão atualizada da Norma Regulamentadora 12 (NR-12), que traz em seus anexos diversas especificações de proteções para os maquinários de padarias e confeitarias.
A unidade do Ministério do Trabalho em Passo Fundo, está empenhada em uma nova abordagem nas fiscalizações deste ano de 2013, privilegiando a orientação para, em um segundo momento, partir para fiscalizações "in loco". Outras cidades da região serão igualmente contempladas por essa força-tarefa. Em março deste ano foi feita uma audiência com a participação de 50 empresas do ramo da construção civil, na cidade de Frederico Westphalen objetivando igualmente a prevenção de acidentes, sendo que fiscalizações “in loco” já se encontram em andamento.