O Governo do Estado realiza, neste domingo (19), concurso para preencher 10 mil vagas para professor do quadro de carreira do magistério estadual. Realizado pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), o certame que acontece em 30 municípios, é um dos mais concorridos do Rio Grande do Sul. Ao todo são 69.498 inscritos, oferece salários entre R$ 488,52 e R$ 1.355,64, para jornada de 20 horas semanais. Das vagas, 26% serão destinadas ao sistema de cotas, sendo 16% aos candidatos negros e pardos e 10% às pessoas com deficiência.
Provas
As provas serão realizadas em 147 escolas do Estado, a partir das 14h, com duração de 4 horas. Serão 60 questões objetivas integradas em dois módulos. O candidato precisa ter 60% de acerto em cada módulo.
Concurso
O concurso acontece em três dezenas de municípios gaúchos: Porto Alegre, São Leopoldo, Estrela, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Cruz Alta, Uruguaiana, Osório, Guaíba, Bagé, Santo Ângelo, Erechim, Bento Gonçalves, Santa Rosa, Rio Grande, Santana do Livramento, Palmeira das Missões, Três Passos, Vacaria, Cachoeira do Sul, Soledade, Canoas, Gravataí, São Luís Gonzaga, São Borja, Ijuí e Carazinho.
Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, prorrogável por igual período. As vagas disputadas serão para as áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Educação Básica: Etapas e Modalidades, Educação Profissional e suas Tecnologias (Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Controle e Processos Industriais, Infraestrutura, Informação e Comunicação, Gestão e Negócios, Saúde, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design, Produção Industrial e Eixo Interdisciplinar). Para mais informações os candidatos podem acessar o edital do concurso através do site da Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos http://www.fdrh.rs.gov.br
Recomendações:
Para que tudo transcorra bem, a organização do concurso orienta os candidatos a:
- Chegar pelo menos uma hora antes do início da prova;
- Levar caneta de tinta azul e documento de identidade;
- Carregar apenas o indispensável;
- Celulares devem ser desligados e mantidos em saco lacrado, entregue na chegada
- Usar trajes confortáveis;
- Manter a calma e ler com atenção todas as questões.