Chimarrão terá espaço no Festival Gastronômico

Chimarródromo será montado no Parque Assis Brasil de 25 a 30 de junho

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O 1º Festival de Gastronomia RS, que acontece entre os dias 25 e 30 junho, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, reserva um espaço para a mais tradicional bebida gaúcha. Um chimarródromo terá espaço na Estação Ponto de Fusão, local onde serão realizadas programações técnicas e culturais. O evento é realizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Casa Civil - por meio do Grupo de Trabalho em Gastronomia Regional - e a Associação Gaúcha de Tradição e Folclore (AATF). 

O coordenador técnico da Câmara Setorial da Erva-mate da Seapa, Carlos da Silva dos Santos destaca a importância do espaço dedicado ao Chimarrão. "Além de ser a bebida oficial do gaúcho, é símbolo de hospitalidade, de cultura e de tradição do nosso povo", avalia. 

O chimarródromo também vai abrigar os produtores da cadeia produtiva da erva- mate. No local, ainda ocorrerá um ciclo de programações culturais que contam com apresentações de grupos musicais e de dança tradicionalista, organizado pelo Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF). 

Produção 

Segundo dados da Câmara Setorial da Erva-Mate, hoje, há aproximadamente 13 mil produtores de erva-mate no RS, divididos entre os cinco, principais polos ervateiros, sendo eles: a região do Planalto/Missões, na cidade de Palmeira das Missões; região Nordeste, em Machadinho; região do Alto Uruguai, em Viadutos; região do Alto Taquari, em Arvorezinha; região do Vale do Taquari, em Venâncio Aires. 

O setor ervateiro tem expressiva importância socioeconômica e cultural para o Rio Grande do Sul. No Estado, são cultivados mais de 30 mil hectares de erva-mate e sua produção anual é de mais de 260 mil toneladas, cerca de 60% da produção nacional. Estima-se uma produção em mais de R$ 109 milhões (IBGE 2010). 

Fundomate 
Reconhecendo a importância do setor para a economia regional, a Secretaria da Agricultura Pecuária e Agronegócio criou a Câmara Setorial da Erva-Mate para apoiar a cadeia produtiva, discutir alternativas e encaminhar soluções. Partindo das demandas da Câmara, foi criado o Fundo de Desenvolvimento e Inovação da Cadeia Produtiva da Erva-Mate (Fundomate). Os recursos são destinados ao financiamento de ações, projetos e programas voltados para o desenvolvimento da cadeia produtiva estadual. Neste ano o setor ervateiro comemorou a criação do Instituto Brasileiro do Mate (Ibramate). 

Festival 
O 1º Festival de Gastronomia RS pretende mostrar e valorizar a diversidade da culinária gaúcha por meio dos produtos do Estado. Durante a programação, serão repensadas as práticas culinárias com base na história e cultura que constituem a gastronomia regional. Com a temática voltada à alimentação, serão promovidos encontros, descobertas e trocas de conhecimentos. 

O Festival aproximará chefes de cozinha, cozinheiros, empresários, estudantes e profissionais do setor de alimentação e bebidas dos produtores locais, evidenciando o processo de transformação dos insumos até a elaboração dos pratos que chegam à mesa dos consumidores.

Gostou? Compartilhe