A manhã de domingo (26) marcou o início da nova etapa da Campanha Operação Balada Segura 2013, uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh) e do Detran/RS. O lançamento ocorreu no Parque Farroupilha e contou com show do artista Jair Kobe e seu personagem Guri de Uruguaiana, que durante a apresentação lembrou a importância de evitar a combinação entre o álcool e direção. A programação teve ainda ações de conscientização nos estandes, como a distribuição de bafômetros descartáveis e disponibilização de simulador de direção. Centenas de pessoas prestigiaram o evento.
O mote da campanha na versão 2013 é reunir as redes de comunicação do Estado para mobilizar a sociedade e adotar atitudes mais responsáveis no trânsito. As diferentes mídias vão envolver pais e filhos na abordagem de temas ligados à segurança no trânsito. O diretor-presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer, explicou que a Balada Segura compreendeu, até então, ações fiscalizatórias e educativas e que agora se amplia no sentido de tonar-se uma causa social: "Trânsito tem que ser sinônimo de vida", ressaltou.
Implantada em fevereiro de 2011, a campanha vem celebrando a redução das mortes no trânsito na capital. No ano passado, a diminuição de acidentes com vítimas fatais chegou a 27% em relação a 2011.
O presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Capellari, participou do lançamento representando a prefeitura municipal. Ele lembrou que, além da educação, a ideia é aumentar a vigilância aos motoristas que não valorizam a própria segurança: "Estamos fazendo da operação uma política de Estado e nosso desafio é reduzir ainda mais estes índices em 2013", afirmou.
O titular da pasta da Administração, secretário Alessandro Barcellos, participa das ações da campanha desde o primeiro ano, quando era diretor do Detran. Ele destacou que o foco atual é multiplicar a proposta: "Esta nova fase busca envolver cada vez mais a sociedade, os meios de comunicação, pais e filhos, para que possamos, mais do que educar, trabalhar com uma mudança efetiva de comportamento", esclareceu.
Durante oito meses, será promovido o diálogo entre pais e jovens em diversas mídias, que estarão desenvolvendo continuamente diferentes temas ligados à segurança no trânsito, com destaque para a combinação uso do álcool e direção.
Secom/RS