Governo participa de encontro do Mercosul sobre Direitos Humanos no Uruguai

O evento será presidido pelo diretor nacional de Direitos Humanos do Uruguai, Javier Miranda, e irá reunir grupos de trabalho no debate de temas como Memória, Verdade e Justiça; Educação e Direitos Humanos; Gênero e Direitos Humanos das Mulheres; Gênero, Diversidade e Identidade; Discriminação, Racismo e Xenofobia

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Integrantes da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais (Acri) e da Secretaria da Cultura (Sedac) representam o Governo do Estado na XXIII Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos e Chancelarias do Mercosul e Estados Associados (RAADH), de 10 a 14 de junho, em Montevidéu. O encontro é promovido semestralmente pela presidência pro tempore do bloco, pertencente no momento ao Uruguai. 

O evento será presidido pelo diretor nacional de Direitos Humanos do Uruguai, Javier Miranda, e irá reunir grupos de trabalho no debate de temas como Memória, Verdade e Justiça; Educação e Direitos Humanos; Gênero e Direitos Humanos das Mulheres; Gênero, Diversidade e Identidade; Discriminação, Racismo e Xenofobia. 

Na ocasião, também será realizada visita ao Centro Cultural e Museu da Memória (Mume, na sigla em espanhol), com o objetivo de estabelecer uma parceria entre o órgão e o Memorial da Democracia e dos Direitos Humanos do Mercosul, sediado em Porto Alegre. 

O assessor de relações internacionais do RS, Fábio Balestro, um dos participantes no processo de idealização do Memorial, afirma que a pauta de Direitos Humanos é uma das mais consensuais no Mercosul atualmente. "O Memorial é a representação física deste compromisso uníssono em assegurar que as violações cometidas contra as populações no passado não se repitam nunca mais", ressaltou.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Gostou? Compartilhe