Integrantes da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais (Acri) e da Secretaria da Cultura (Sedac) representam o Governo do Estado na XXIII Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos e Chancelarias do Mercosul e Estados Associados (RAADH), de 10 a 14 de junho, em Montevidéu. O encontro é promovido semestralmente pela presidência pro tempore do bloco, pertencente no momento ao Uruguai.
O evento será presidido pelo diretor nacional de Direitos Humanos do Uruguai, Javier Miranda, e irá reunir grupos de trabalho no debate de temas como Memória, Verdade e Justiça; Educação e Direitos Humanos; Gênero e Direitos Humanos das Mulheres; Gênero, Diversidade e Identidade; Discriminação, Racismo e Xenofobia.
Na ocasião, também será realizada visita ao Centro Cultural e Museu da Memória (Mume, na sigla em espanhol), com o objetivo de estabelecer uma parceria entre o órgão e o Memorial da Democracia e dos Direitos Humanos do Mercosul, sediado em Porto Alegre.
O assessor de relações internacionais do RS, Fábio Balestro, um dos participantes no processo de idealização do Memorial, afirma que a pauta de Direitos Humanos é uma das mais consensuais no Mercosul atualmente. "O Memorial é a representação física deste compromisso uníssono em assegurar que as violações cometidas contra as populações no passado não se repitam nunca mais", ressaltou.
Portal do Estado do Rio Grande do Sul