ProUni gaúcho oferece 115 bolsas

Os alunos interessados devem procurar uma das três instituições de ensino gaúchas participantes do programa para concorrer às vagas.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Estão abertas até o dia 26 de julho as inscrições para o Programa Universidade para Todos do Rio Grande do Sul - ProUni RS, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Pacto Gaúcho Pela Educação. O programa disponibiliza 115 bolsas de estudo para cursos de tecnólogos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado. 

Os alunos interessados devem procurar uma das três instituições de ensino gaúchas participantes do programa para concorrer às vagas. A Universidade de Caxias dos Sul (UCS) possui 15 vagas para o curso de automação industrial; a Universidade de Passo Fundo (UPF), nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Fabricação Mecânica, com 20 vagas e a Feevale, nos cursos de Gestão Ambiental, Sistemas para Internet e Gestão de Produção Industrial conta com 20 vagas em cada modalidade. 

Para a gerente-executiva do programa, Maria Inês Utzig Zulke, o objetivo é gerar oportunidade de formação no ensino superior aliada ao ingresso no mercado de trabalho. "São áreas com um mercado em plena expansão e muito valorizado, oferecendo oportunidades reais de colocação", disse. 

Inscrição 
Podem participar do ProUni RS, brasileiros e residentes no Estado, há no mínimo dois anos, não diplomados no ensino superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008 a 2012. Também é necessário ser egresso de escolas pública ou bolsista integral de escolas privada, e possuir renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo regional. 

Pacto Gaúcho 
O ProUni-Rs integra as ações do Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica que tem como objetivo organizar no Estado uma rede colaborativa entre instituições representativas do Governo, das entidades educacionais, do meio empresarial e dos trabalhadores, integrando o atendimento das demandas regionais de profissionalização à nova agenda de desenvolvimento do RS. 

O Pacto, coordenado pelo governador Tarso Genro, tem como secretário-executivo o chefe de Gabinete do Governador, Vinícius Wu. O secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, é coordenador adjunto. 

Gostou? Compartilhe