Manifestantes pretendem permanecer na Câmara de Vereadores de Porto Alegre até amanhã

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Manifestantes que ocupam a Câmara de Porto Alegre decidiram manter a mobilização no local e programar, para o final de semana, a elaboração de uma proposta detalhada para o passe livre na cidade. As decisões foram deliberadas em assembleia na noite de ontem. Após a assembleia, uma comissão de interlocução formada por representantes do Bloco de Lutas Pelo Transporte Público sentou-se com vereadores, com a mediação de integrantes da OAB/RS.

No encontro, os vereadores apresentaram uma nova proposta, que prevê a apresentação, por parte dos membros da Câmara, de uma proposta de passe livre ao prefeito José Fortunati na segunda-feira. As comissões da Câmara também receberiam, na tarde de segunda-feira, texto pedindo a abertura das planilhas do transporte público na capital gaúcha. A proposta seria apreciada na primeira semana de agosto, após o recesso parlamentar que inicia na quarta-feira. Durante o fim de semana, a ocupação permanece na Câmara Municipal e deverá apresentar textos que embasem as duas iniciativas. Há também a proposta de uma assembleia pública antes do fim do recesso.

Na proposta do Bloco, a abertura de contas das empresas de ônibus seria levada no começo da semana às comissões, sendo votada em sessão extraordinária na quarta-feira , o que adiaria o começo do recesso. Os manifestantes também exigem a permanência na Câmara durante o fim de semana, para garantir a assembleia que aprovará uma eventual proposta definitiva. A reintegração de posse, que chegou a ser considerada iminente durante a noite de sexta-feira, está praticamente descartada para os próximos dias.

Gostou? Compartilhe