Polícia Cívil do RS qualificada para a Copa

Polícia Civil do RS recebe curso de qualificação em idiomas para Copa

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No Rio Grande do Sul, o reforço e a qualificação do policiamento civil para 2014 ganha o auxilio dos cursos de idiomas disponibilizados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Todos os policiais podem realizar os cursos gratuitos de inglês e espanhol, principalmente aqueles que terão contato direto com o público durante a Copa. 

"Os policiais que realizam os cursos de idiomas já estão no policiamento de Porto Alegre e da região Metropolitana, mas também existe a possibilidade de que profissionais da área de segurança dos Centros de Treinamentos de Seleções da Copa realizem a qualificação", afirma o diretor da Divisão de Ensino da Polícia Civil, delegado Fábio Motta Lopes. 

Os cursos de idiomas realizados pelo Pronatec, programa do Governo Federal em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), disponibiliza, atualmente, 53 vagas para profissionais da Polícia Civil que desejem realizar qualificação para 2014. Além da apresentação de materiais específicos sobre os idiomas, as aulas possuem em sua metodologia simulações de como os profissionais da área de segurança pública devem agir em caso de abordagem a possíveis excessos realizados por turistas estrangeiros. 

"A oportunidade está sendo muita boa para aprender novas informações e relembrar o que por ventura havia esquecido de outros cursos que realizei a alguns anos atrás", afirma a escrivã da Polícia Civil, Denise Matos que realiza o curso de Espanhol Intermediário. 

O investimento do governo Federal e Estadual em parceria com o Senac, facilitou a elaboração e a execução da capacitação dos profissionais da área de segurança pública. "Após a confirmação de que o Brasil seria sede da Copa, eu fiquei um pouco ansioso, principalmente pela área de ensino, pois no momento em que foi solicitada a realização de cursos de idiomas, devido a dificuldade de recursos orçamentários, nós não conseguíamos atender essa demanda. Então a parceria entre governo Federal e Estadual foi importante nesse sentido, auxiliando na realização da qualificação da Polícia Civil." disse o diretor da Divisão de Ensino da Polícia Civil, delegado Fábio Motta. 

Com a previsão de que cerca de 50 mil turistas visitem o Estado durante a Copa, a capacitação dos policiais civis em idiomas será de suma importância para melhor recebê-los. "A preparação para os policiais, tanto da brigada, quanto da policia civil e outros órgãos da segurança pública é essencial, pois estaremos auxiliando os turistas, servindo de exemplo para os gaúchos", relata o escrivão da Polícia Civil, Fabricio Bonfriglio que realiza o curso de Espanhol Intermediário. 

Diversos setores do Estado, assim como os participantes dos cursos de idiomas aguardam o início da Copa do Mundo, devido a possibilidade da vinda de grandes seleções para o Rio Grande do Sul. " Se houver a oportunidade, gostaria de assistir uma partida de seleções da América Latina, como a Argentina e o Uruguai, devido o grande apoio que as torcidas dessas equipes exercem durante os jogos", destacou Fabricio. 

As primeiras turmas de policiais civis do curso de nível básico e intermediário em espanhol que iniciaram os trabalhos em março se formarão em Porto Alegre, em agosto, iniciando no mesmo mês a capacitação do nível intermediário e avançado, respectivamente.

 

Fonte: Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Gostou? Compartilhe