Secretaria da Cultura lança Programa de Formação de Agentes Culturais da Juventude Negra

A Secretaria da Cultura , por meio da Diretoria de Cidadania e Diversidade Cultural, vai lançarna segunda-feira, 15, o Programa Núcleo de Formação de Agentes Culturais da Juventude Negra do Estado do Rio Grande do Sul

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Secretaria da Cultura , por meio da Diretoria de Cidadania e Diversidade Cultural, vai lançarna segunda-feira, 15, o Programa Núcleo de Formação de Agentes Culturais da Juventude Negra do Estado do Rio Grande do Sul. O evento contará com a presença do presidente da Fundação Cultural de Palmares, Hilton Cobra, e com o painel Mundo do Trabalho e Políticas Afirmativas para a Juventude Negra, a partir das 15h.

 Com a implantação do programa serão realizados cinco Cursos de Formação Profissional, entre eles figurino, webdesigner, Iluminação cênica, produção cultural e operador de áudio. Os cursos são na área da cultura para 200 jovens negros, do ensino fundamental e médio, incompleto e completo, ministrados na modalidade presencial. Com carga horária de 200 horas/aula por curso, cuja realização se dará durante 10 meses na cidade de Porto Alegre e Região Metropolitana.

O programa

O programa tem entre seus objetivos trabalhar a formação de agentes culturais, aptos a atuar como promotores da cultura afro brasileira no mercado de trabalho e em suas comunidades, conscientes das habilidades específicas necessárias à execução das atividades e com amplo entendimento sobre a forte influência da cultura africana na identidade brasileira; preparar através da capacitação de jovens negros e negras para acesso às diferentes fases da cadeia produtiva da cultura, visando uma formação continuada; inserir os jovens em atividades de incubação em espaços culturais, como centros culturais, teatros, pontos de cultura, biblioteca, eventos e solenidades, bem como ainda dialogar com os programas da Secretaria de Estado da Cultura do RS.

Gostou? Compartilhe