Consulta pública sobre reforma política termina sexta

Resultado dará origem a um relatório que será entregue a deputados federais e senadores

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A consulta pública sobre reforma política realizada pelo Governo do Estado chega ao último dia com mais de 160 mil votos. Ainda é possível participar, até o meio-dia desta sexta-feira (19), enviando sugestões ou votando nas propostas já cadastradas, por meio do site do Gabinete Digital

O resultado de todo esse processo será sistematizado e dará origem a um relatório, que o governador Tarso Genro entregará aos deputados federais e senadores gaúchos, na próxima segunda-feira (22), às 15h30, no Palácio Piratini. Durante a cerimônia, serão divulgadas oficialmente as dez propostas consideradas prioritárias pelos participantes e os números da votação. 

Durante 16 dias - de 3 a 19 de julho - a população teve a oportunidade de expressar suas ideias sobre possíveis mudanças no sistema político brasileiro. Centenas de propostas foram cadastradas pelos usuários, das quais 234 foram disponibilizadas para votação, junto com outras nove incluídas previamente pelo Governo. Ideias como "fim do voto secreto no Congresso", "fim do foro privilegiado" e outras iniciativas de combate à impunidade e à corrupção têm garantido destaque entre as sugestões com maior pontuação até agora. 

Com a consulta, o Governo pretende contribuir para o debate nacional acerca da reforma política e fortalecer o diálogo entre a sociedade e o Poder Público, além de fornecer subsídios para a consolidação de novos processos de participação direta e tomada de decisões baseadas na vontade popular. 

Gostou? Compartilhe