Consulta pública sobre reforma política alcança mais de 180 mil votos

Encerrada ao meio-dia desta sexta-feira (19), teve 242 propostas disponibilizadas para votação

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em 16 dias de mobilização, a consulta pública sobre reforma política chegou ao fim com 180 mil votos, tornando-se, proporcionalmente, o maior processo consultivo já realizado pelo Gabinete Digital. Encerrada ao meio-dia desta sexta-feira (19), teve 242 propostas disponibilizadas para votação, sendo nove cadastradas pelo Governo do Estado e o restante pelos usuários. 

Na primeira questão ("Como deve ser feita a reforma política no Brasil?"), a expressiva maioria demonstrou preferência pela condução da reforma por uma constituinte exclusiva. A proporção final ainda está sendo computada. Os resultados consolidados, bem como as dez questões priorizadas na segunda pergunta ("Na sua opinião, quais devem ser as prioridades da reforma política?") comporão o relatório final, mas é possível apontar como tendência o desejo por profundas alterações nas normas que regem a atuação de parlamentares e os anseios por mais e melhores mecanismos de transparência e participação popular.

O resultado da consulta será entregue pelo governador Tarso Genro aos deputados federais e senadores gaúchos na próxima segunda-feira (22), às 15h30, em cerimônia no Palácio Piratini. O relatório também será disponibilizado para download no site do Gabinete Digital. Com a consulta, o Governo pretende contribuir para o debate nacional acerca da reforma política e fortalecer o diálogo entre a sociedade e o poder público. 

Gostou? Compartilhe