O governador Tarso Genro comemorou, na tarde desta quinta-feira (25), o fim do pedágio de Marques de Souza, na Região do Vale do Taquari, durante a caravana de interiorização do Governo do Estado. Em conversa com movimentos sociais e prefeitos da região nas margens da BR-386, Tarso festejou o fim do posto de cobrança, que já foi o maior do Estado, com taxas de até R$ 123,20.
A luta da administração estadual pelo fim das desigualdades regionais e a nova expectativa que o encerramento dos atuais contratos de pedágio deram aos gaúchos foram lembradas na fala do governador. "Aquilo que promove a igualdade é o que faz a diferença. Por isso, estamos contentes pelo reflexo desta ação, que é a livre passagem dos motoristas nesta praça", destacou.
Tarso afirmou ainda que será suprida a queda de receita das cidades que contavam com esses pedágios. "Já determinei aos secretários de Estado que dêem atenção especial a estes municípios, para que o retorno seja dado com investimentos em áreas como a saúde", explicou.
Novo modelo
Os pedágios localizados em estradas federais com concessões vencidas em 2013 não terão os contratos renovados - estas rodovias estão sendo devolvidas à União.
As praças que cobram tarifas em rodovias estaduais terão outro modelo de pedagiamento, inspirado no comunitário. As tarifas têm redução imediata de 30% e as prioridades de obras serão definidas por meio do diálogo entre o governo e as regiões diretamente atingidas.
Tarso comemora com a comunidade fim do pedágio mais caro do Estado
· 1 min de leitura