A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Ensino e Treinamento, iniciou nesta segunda-feira (29), o curso de Promotor de Polícia Comunitária em Rio Grande. O evento reuniu 44 policiais militares que atuarão nos 11 núcleos a serem implantados no mês de outubro no município. Os policiais militares receberão viaturas, algemas, bicicletas, coletes, rádios e armamentos. O policiamento comunitário, em parceria com a prefeitura, pagará aos policiais uma bolsa-auxílio de R$ 800,00 para o aluguel da moradia nos bairros onde os PMs atuarão.
Segundo o coordenador do projeto de Polícia Comunitária, coronel Júlio César Marobin, a parceria com o município, o empenho dos policiais e a colaboração dos moradores são os principais ingredientes para que a iniciativa se consolide. "Esperamos bons resultados de Rio Grande assim como temos obtido em outros municípios com o projeto", enfatizou. O prefeito Alexandre Lindenmeyer destacou que o início do curso de Polícia Comunitária marca um grande passo na segurança pública de Rio Grande. A SSP soma um investimento de R$800 mil reais para o projeto no município.
Projeto
O projeto de Polícia Comunitária, implantado do Rio Grande do Sul pela Secretaria da Segurança Pública, traz um conceito inédito no Brasil, aproximando os policiais e a população, aumentando a sensação de segurança pública a partir dessa convivência. É operado a partir de núcleos formados por bairros, atendidos por PMs que moram nos locais onde farão o policiamento.
Começa curso de Promotor de Polícia Comunitária
· 1 min de leitura