Seminário estadual reforça importância do aleitamento materno

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O V Seminário Estadual da Semana da Amamentação ocorrerá nesta quinta-feira (1º), em Porto Alegre. O encontro, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), visa qualificar os profissionais que trabalham em unidades básicas de saúde, estratégias de saúde da família, hospitais e no meio acadêmico para melhorar os índices de aleitamento no Estado. O evento será realizado no Ministério Público Estadual (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80), com a abertura às 9h. 

Mais de 600 profissionais já se inscreveram para o seminário que, este ano, tem o tema "Apoio às mães que amamentam - Próximo, contínuo e oportuno!". Serão abordados temas como os bancos de leite humano, que atendem aos recém-nascidos internados em UTIs neonatais. Atualmente, o Estado possui oito bancos, sendo cinco deles em Porto Alegre e os demais em Bagé, Ijuí e Rio Grande. Também serão apresentadas no seminário as mudanças que a Rede Cegonha traz à atenção da mulher e criança. 

Na última pesquisa sobre o aleitamento, realizada em 2008, foram analisados mais três mil crianças em nove municípios do Estado. No índice de crianças, até os seis meses de idade, amamentadas exclusivamente com leite materno, o RS esteve abaixo da média nacional. Enquanto no país 41% das crianças nessa faixa etária só se alimentavam pela amamentação, no Estado essa porcentagem é de 33,5%. 

Para reforçar a amamentação, o Rio Grande do Sul integra a Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS. Lançada pelo Ministério da Saúde, ela tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos. Confira a programação completa do evento. 

Gostou? Compartilhe