Copa 2014 no RS

Seminário debate as oportunidades geradas pela realização da Copa 2014 no RS

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O secretário estadual do Esporte e do Lazer e coordenador geral do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa), Kalil Sehbe, palestrou, na tarde dessa quarta-feira (31), no seminário "O uso estratégico da propriedade intelectual na indústria do esporte", realizado na PUCRS. Kalil participou do painel Sediar Grandes Eventos Esportivos: Oportunidades e Desafios do Rio Grande do Sul.

Entre os avanços proporcionados pela realização do megaevento no Estado, o secretário destacou o desenvolvimento tecnológico da segurança pública, que terá um sistema digital e um software que interligará o sistema do RS não só com todos os estados do Brasil, mas também com a Interpol, o que qualificará a segurança.

Kalil também ressaltou os equipamentos que serão adquiridos por meio da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) e que ficarão no Estado, em benefício da sociedade gaúcha. Nesse sentido, conforme o secretário, o legado é o fator fundamental para os investimentos realizados noRio Grande do Sul.

"Aqui no RS, não há um recurso público aplicado que não fique de benefício para a sociedade gaúcha", salientou Kalil. A geração de emprego e renda (principalmente em razão do aquecimento no setor hoteleiro), bem como a qualificação profissional, foram outras oportunidades geradas pela Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 citadas pelo secretário Kalil Sehbe.

O diretor do Hotel Ventura, Samuel da Silveira, apresentou a estrutura do espaço em Viamão que é candidato a Centro de Treinamento e Seleções (CTS). Visando receber uma delegação durante a Copa de 2014, o hotel investiu em ampliação e construção de um CT nos padrões FIFA. Conforme Samuel, o Vila Ventura já recebeu a visita de oito seleções, a exemplo de Alemanha e Japão.

Já o diretor superintendente da Engesul Engenharia, Carlos Garcia, salientou os avanços tecnológicos incentivados pela busca do desenvolvimento do esporte. Garcia destacou também a importância das redes de comunicação para a realização do megaevento da FIFA em 2014.

 

Fonte: Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Gostou? Compartilhe