Representantes de instituições de Pelotas e de Rio Grande participam, a partir desta segunda-feira (05), da primeira edição do curso para Multiplicadores em Educação para o Trânsito promovido pelo Detran/RS na modalidade EAD (ensino à distância). Trata-se da versão virtual de um projeto que, em sua modalidade presencial, conquistou o 2º lugar no prêmio Denatran de 2011, na categoria programas e projetos em educação para o trânsito.
"O objetivo maior de toda atividade do Detran/RS é a redução da acidentalidade e essa atividade não é diferente. A proposta é capacitar lideranças para criar e aplicar projetos voltados à segurança no trânsito, consideradas as peculiaridades locais", explica o diretor-presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer.
Nesta primeira fase, estão sendo oferecidas 20 vagas para cada município integrado à rede da operação Balada Segura. O curso ocorre integralmente na modalidade à distância e utiliza plataforma de software livre para mediar o processo de ensino e aprendizagem. Inclui, além do acesso às aulas, atendimento de tutoria das 7h às 19h, atividades de pesquisa e fóruns.
No currículo, tópicos como contextualização do tema trânsito, tratamento de dados estatísticos, características dos diferentes públicos, embasamento político-pedagógico, oportunidades oferecidas pela abordagem transversal do tema e diretrizes para a elaboração de projetos.
Com carga-horária de 48h, distribuídas em oito semanas, o curso fornece certificado a seus participantes. Os alunos foram indicados pelas instituições que participaram das atividades de sensibilização das comunidades realizadas pelo Detran/RS no interior do Estado. Entre elas, no caso desta edição voltada a Pelotas e Rio Grande, estão escolas, Centros de Formação de Condutores, órgãos das prefeituras e câmaras de vereadores.
Detran lança curso de ensino à distância
· 1 min de leitura