O preparo da segurança pública frente às novas manifestações públicas será debatido hoje (07), no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS). Representantes dos órgãos de segurança do Rio Grande do Sul, ativistas de movimentos sociais, conselheiros e conselheiras e especialistas no assunto discutirão o tema durante um ‘Diálogos Cdes-RS'. A atividade começa às 14h30, na sede do Conselhão, no Centro Administrativo do Estado (Av. Borges de Medeiros, 1501 - 21º andar), com transmissão nos sites www.cdes.rs.gov.br ewww.estado.rs.gov.br, com interatividade.
O encontro tem como objetivo debater a política de segurança pública, reunindo contribuições da sociedade para qualificar a atuação das forças policiais em manifestações sociais. "Nosso objetivo é dialogar com todos os segmentos sobre como o Estado deve pensar e capacitar a segurança pública para mobilizações sociais. Para isso precisamos debater uma estratégia conjunta", explica o secretário-executivo do Cdes-RS, Marcelo Danéris.
Estão previstas as participações do secretário de Segurança Pública (SSP), Airton Michels, dirigentes de órgãos da área, além de diversos movimentos sociais, entidades da sociedade civil organizada, diretórios acadêmicos de universidades e lideranças da juventude. O evento integra a agenda de debates do Cdes-RS sobre os temas trazidos com as recentes manifestações no País. Já foram discutidos mecanismos de combate à corrupção, o Passe Livre Estudantil e os direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT).