Tradicional termômetro de vendas para o varejo, palco de lançamento de produtos pela indústria e indicadora de mudanças nos hábitos de consumo, a Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2013 chega à sua 32ª edição com foco na concretização de negócios entre comerciantes de diversos segmentos e fornecedores de produtos, equipamentos e serviços. Marcado para os dias 20, 21 e 22 de agosto, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, o evento deverá congregar 38 mil players da cadeia do abastecimento dos 27 estados brasileiros e de pelo menos outros nove países, em uma programação que incluirá palestras, seminários, debates e, principalmente, a feira de negócios.
Consagrada como uma feira plurissetorial, que reúne atrativos não apenas para supermercados como também para outros setores do varejo, a Expoagas 2013 terá a participação de visitantes de segmentos como padarias, açougues, lojas de conveniência, restaurantes, hotéis, bazares, hospitais, farmácias, lojas de R$ 1,99, agropecuárias e outras empresas de comércio, que vão à feira em busca de novidades, condições especiais de pagamento, tendências, novas tecnologias, networking, qualificação profissional e parcerias. “Nossa intenção é oportunizar à indústria uma grande vitrine, já que teremos compradores de toda a América Latina visitando os estandes. Além disso, reforçamos o trabalho para que o pequeno supermercadista do Interior conheça a feira e agregue ferramentas para potencializar o seu negócio”, destaca o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo. Para dar oportunidade aos pequenos fornecedores, a Associação disponibilizou uma área com estandes pré-formatados com 4 e 9 metros quadrados, que demandam investimento menor.
Projeção é de volume recorde de negócios – Ainda que o setor supermercadista tenha mantido, no primeiro semestre de 2013, a média de crescimento dos últimos anos – cerca de 6% em relação ao mesmo período do ano passado –, as projeções dos organizadores apontam para um incremento maior nos resultados da Expoagas 2013. Para Longo, o volume de negócios concretizados nos três dias do evento deverá atingir os R$ 330 milhões, número 8,4% superior ao do ano passado. “Estamos percebendo um otimismo, uma ansiedade dos supermercadistas pelas novidades que a feira sempre traz e, além disso, este é o momento do setor abastecer seus estoques e modernizar as lojas com vistas ao final do ano, melhor período de vendas para o varejo”, explica o dirigente da Agas.
Buscando fomentar a realizações de negócios, a Agas está repetindo, em 2013, duas medidas de incentivo aos compradores adotadas no ano passado: a primeira é o sorteio de um automóvel GM Celta zero quilômetro ao final da feira. Para concorrerem, os visitantes devem efetuar pelo menos R$ 1 mil em compras junto aos expositores. “É uma motivação para que os negócios sejam concluídos na feira, e não iniciados no evento e concretizados na semana seguinte”, explica Longo. A outra medida é a gratuidade nas inscrições de varejistas de todos os segmentos, válida até o dia 9 de agosto. Neste ano, os fornecedores sócios da Agas também estão contemplados com este benefício.