O relatório semanal divulgado pela Emater/RS-Ascar destaca que a cultura do trigo vem se desenvolvendo bem no Rio Grande do Sul, uma vez que o clima ameno, com baixa umidade, boa luminosidade e noites frias tem propiciado ótimas condições para o crescimento do grão em todas as regiões produtoras. Segundo técnicos e agricultores, há um bom tempo que as lavouras não apresentavam aspecto visual e potencial produtivo tão bom.
As informações coletadas pelos técnicos indicam que o aspecto sanitário é considerado excelente na maioria dos casos, com as lavouras apresentando coloração verde intenso e bom perfilhamento. No momento, os agricultores intensificam a aplicação de nitrogênio em cobertura e o controle de invasoras e moléstias.
A partir de agora, o clima deverá ser a maior preocupação dos triticultores, tendo em vista o aumento gradativo do percentual de lavouras que começam a entrar nas fases de elongação/floração, consideradas sensíveis à baixa temperatura e às geadas. O total de lavouras nesse estágio chega a 4%.
Clima propicia condições favoráveis para a lavoura de trigo
· 1 min de leitura