O selo Rio Grande do Sul - Polo Audiovisual e os editais lançados pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Cinema (IECine) posicionam novamente o estado no cenário nacional e internacional da produção audiovisual.
Na terceira noite do Festival de Cinema de Gramado, nesse domingo (11), o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, anunciou o segundo edital de finalização para longas-metragens produzidos no Estado. O investimento será de R$ 1 milhão dividido entre dez projetos - o edital estará publicado até o final do mês de agosto. Com essa nova liberação de recursos, o Rio Grande do Sul terá, até 2014, cerca de 20 longas finalizados com recursos públicos.
Outra novidade para a classe cinematográfica é o edital do Fundo de Apoio à Cultura para a Produção de Minisséries e Documentários de Televisão para exibição na TVE-RS. No valor de R$ 1,2 milhão, este edital vai contemplar dez documentários e quatro minisséries.
O titular da pasta da Cultura destacou o trabalho realizado pelo IECine: é uma ação que colabora para que o Estado retome seu lugar no cenário nacional como o terceiro polo produtor de cinema".
Assis Brasil ressaltou a esperança de que este seja um trabalho que permaneça. "Faço o anúncio de mais este edital com orgulho pelas ações públicas que este governo desenvolve. E também com a responsabilidade de manter acesa esta chama para que possa servir de indicador às futuras administrações do estado", concluiu.
Antes do anúncio, o secretário lembrou o cineasta e professor Anibal Damasceno Ferreira, falecido em abril deste ano, e que foi presença constante no Festival desde sua criação.