Começou na manhã dessa segunda-feira (12), no centro de treinamento da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), em Porto Alegre, o 1º Workshop de reavaliação da lista da flora ameaçada de extinção do Rio Grande do Sul. O RS não fazia essa revisão desde 2002. "Pela primeira vez, esse trabalho será realizado seguindo os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o que dá ainda mais credibilidade ao levantamento", ressaltou a diretora do Jardim Botânico, da Fundação Zoobotânica (FZB), e coordenadora do grupo que reavalia a lista, Andréia Maranhão Carneiro.
O encontro, que segue até terça-feira (13), reúne mais de 70 especialistas em flora gaúcha, incluindo cientistas de outros Estados. O Workshop terá três etapas. A primeira é de familiarização dos pesquisadores com o sistema Live - software desenvolvido pela Procergs em parceria com a FZB e já usado na revisão da fauna ameaçada no Estado.
Na segunda etapa, técnicos do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNC Flora) conduzirão um treinamento sobre os critérios estabelecidos pela IUCN. Em seguida, os pesquisadores discutirão as espécies candidatas a compor a listagem, promovendo uma triagem (na lista elaborada em 2002, há registro de 607 táxons, espécies e subespécies, da flora gaúcha ameaçadas de extinção).
A conclusão do trabalho, organizado pela FZB, com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), ocorrerá em 2014. Até lá, além de um segundo Workshop (em outubro), os técnicos trabalharão em pesquisa e troca constante de informações por meio do sistema Live.
A abertura do Workshop contou com a presença do secretário adjunto da Sema, Luís Fernando Perelló, da presidente da FZB, Arlete Pasqualetto, e de representantes dos demais parceiros no projeto: Procergs, PUCRS e Ufrgs.
RS dá a largada para revisão da lista da flora ameaçada de extinção
· 1 min de leitura