Santana do Livramento é hoje a cidade maior produtora de mel do Rio Grande do Sul e terceira do Brasil. Rivera é a cidade que mais produz mel no Uruguai. As duas cidades, que são destaques na produção, irão receber, neste fim de semana, dias 16, 17 e 18 de agosto, o 1º Congresso Binacional Apícola, no Hotel Rivera Casino Resort, em Rivera, com apoio da Emater/RS-Ascar. Segundo os organizadores, são esperadas, aproximadamente, 900 pessoas entre produtores, extensionistas e especialistas do setor.
O objetivo do evento é promover conhecimento sobre a produção de mel relacionado a eucalipto, quais os efeitos do agrotóxico sobre a produção e como as políticas públicas podem colaborar para o desenvolvimento do setor apícola no Brasil e no Uruguai.
Há mais de 30 anos, a produção de eucaliptos vem tendo espaço em Rivera e com ela algumas mudanças são sentidas pelos apicultores da região. Com uma produção média de 40 quilos por colmeia, o que fica bem acima da produção em vegetação nativa, que fica entre 20 e 30 quilos por colmeia.
Segundo os técnicos, essa mudança na matéria-prima para as abelhas tem acarretado problemas nutricionais para os insetos devido à deficiência de alguns aminoácidos. Estima-se que no município de Santana do Livramento, durante a florada dos eucaliptos, são deslocadas cerca de 30 mil colmeias para a região da linha divisória onde se localizam estas florestas.