Previdência social em debate

Brasil e Argentina debatem soluções comuns para a previdência

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev) e o Consejo Federal de Prevision Social (Cofepres) realizaram encontro em Foz do Iguaçu para tratar dos temas da previdência social que dizem respeito aos dois maiores países da América Latina: Brasil e Argentina.

O presidente do Instituto de Previdência do Estado (IPE), Valter Morigi, que também ocupa a vice-presidência do Conaprev, coordenou os trabalhos com o objetivo de buscar possibilidades de construir soluções conjuntas para problemas e temas que dizem respeito à vida dos cidadãos de ambos os países que fazem parte do grande leque da previdência social.

Os principais assuntos abordados foram a contextualização dos sistemas previdenciários do Brasil e da Argentina, as fontes de financiamento e sustentabilidade dos regimes previdenciários dos dois países, as aposentadorias por invalidez e pensões: alcance, beneficiários e novas tendências, e os sistemas operacionais de informações do Brasil e da Argentina. Para cada tema foram destacados palestrantes dos dois países, proporcionando uma visão geral das políticas previdenciárias que estão em execução.

Valter Morigi destacou a troca de experiências entre os gestores. "Foi um momento histórico que marcou a continuidade de uma integração que deverá prosseguir e auxiliar na construção de novas e importantes alternativas para o futuro da previdência em nossos países", disse.

O Encontro contou com as presenças do director de Jubilaciones y Prestaciones del Instituto de Seguridad Social del Neuquén (ISSN), Jose Bares, da presidente del Instituto de Previsión Social de Misiones, Sandra Liliane del Carmo Montiel, do presidente do Cofrepes e da província de Entre Rios, Daniel Antonio Elias, e do governador de Misiones Maurício Closs.

Gostou? Compartilhe