O Governo do Estado divulgou nesta quinta-feira (22), no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), os números da Votação de Prioridades - fase final do ciclo de debates sobre o Orçamento Estadual 2014. O secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, destacou a participação de 1,125 milhão de eleitores durante o processo, quase 10% superior ao ano anterior. Em 2012, a votação mobilizou 1,028 milhão de votantes em duas modalidades: via internet ou presencial.
Acompanhado de representantes dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e de secretarias que compõem o Sistema Estadual de Participação Cidadã, o secretário explicou a metodologia do processo de consulta pública - sistema que resultou em um prêmio das Nações Unidas - e apresentou um balanço com as principais demandas apontadas pelos 28 Coredes instalados no Rio Grande do Sul. "Estamos ampliando processualmente essa participação, especialmente neste estágio, com decisões mais profundas, mais densas, e um volume de elaboração mais complexo. Essa é a base dos mais de um milhão de votos", disse.
Adjunta da Casa Civil, Mari Perusso afirmou que os resultados do processo de votação vão permitir o aperfeiçoamento da consulta junto à população. Para ela, este é um momento muito importante para avaliar o resultado desta consulta. "Criamos o sistema de participação do estado com diferentes mecanismos, marcado por uma diretriz de diálogo, trabalhamos o orçamento plurianual, para atingir um milhão de participantes. Temos que parabenizar os Coredes, o governo e os operadores de campo", ressaltou.
Aguarde mais informações