Uma campanha estadual contra a homofobia ganhará as ruas da Capital e dos demais municípios da Região Metropolitana a partir desta segunda-feira (26). Com o slogan "Amor, seja como for. Respeitar a diversidade é promover a igualdade", a campanha faz parte do Programa Rio Grande Sem Homofobia, promovido pela Coordenadoria de Diversidade Sexual da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos. O lançamento ocorrerá, às 14h, no auditório do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social (Cdes-RS), 21º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).
Estampadas em busdoors nos ônibus e em outdoors, as três peças retratam um casal gay, um de lésbicas e de uma travesti com seu companheiro. "A ideia é promover o respeito à liberdade das pessoas de se relacionarem com quem elas tiverem vontade. Elas são livres para ficarem com quem quiser", explica o coordenador estadual de Diversidade Sexual, Fabulo Nascimento.
O coordenador acrescenta que essa é primeira etapa da campanha. Já para o próximo ano, ela deverá se estender para diferentes regiões do Estado. Por enquanto, o interior será alvo da divulgação com materiais impressos. Um deles é voltado às travestis e às transexuais e aborda a Carteira de Nome Social, instituída pelo Governo do Estado em maio de 2012. Já o outro aborda a violência contra as lésbicas e bissexuais. Os dois materiais também trazem números para denúncias sobre preconceito e discriminação.
A campanha tem o apoio do Comitê Estadual de Enfrentamento à Homofobia.
Estado lança campanha contra a homofobia
· 1 min de leitura