Promoção de servidores estaduais é publicada
O Governo do Estado publicou nesta segunda-feira (26), no Diário Oficial do Estado, a promoção de 191 servidores dos quadros Geral, Técnico-Científicos e Técnicos de Nível Médio. O avanço nas carreiras se refere a avaliações realizadas nos períodos de novembro de 2008 a abril de 2009 (Quadro Geral), maio de 2009 a outubro de 2010 (Técnico-Científico) e dezembro de 2010 a novembro de 2011 (Técnicos de Nível Médio). Segundo o departamento, a última elevação aconteceu em setembro de 2012, quando foram promovidos 44 servidores do Quadro Geral e 219 do Quadro Técnico-Científico. As alterações entram em vigor na folha de pagamento do mês de setembro.
É a primeira promoção dos servidores Técnicos de Nível Médio, após a desvinculação do Quadro Geral, em 2010. As promoções por merecimento ou antiguidade são sistemáticas, mas para serem efetivas, passam por estudo de impacto da Secretaria Estadual da Fazenda. O titular da pasta da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh), secretário Alessandro Barcellos, ressaltou que a efetuação das promoções, duas em menos de um ano, está diretamente ligada à política de valorização e respeito ao servidor público: "Em 11 meses, conseguimos efetuar a promoção de 454 pessoas no Executivo Estadual. Nosso esforço é para que as promoções sejam concretizadas no menor intervalo de tempo possível. Assim, colocamos em dia as avaliações em atraso e recuperamos o progresso dos servidores", ressaltou.
Paralelo à publicação das promoções, o Departamento de Administração dos Recursos Humanos formou a Comissão Central de Regulamentação das Promoções. Composta por servidores do Quadro Geral, Técnico-Científico e Quadro Especial da Sarh, a Comissão está trabalhando na atualização do Decreto 30.476, de 17 de dezembro de 1981, que regulamenta as promoções dos servidores.
Entre as inovações previstas pelo grupo de trabalho, estão a remodelação dos conceitos da avaliação, estímulo à participação do servidor na elaboração de projetos estratégicos e participação em eventos como representante do Estado. Assim que a proposta for finalizada, deve ser encaminhada à Assessoria Jurídica da Sarh, depois para a Comissão, que fará as alterações necessárias e então segue para o Comitê de Diálogo Permanente (Codipe), responsável por apresentar as reformas para as entidades representativas.