Até o final da tarde de sábado (31), o Governo do Estado distribuiu mais de 170 toneladas de alimentos à população dos municípios mais atingidos pelas chuvas da última semana. Os alimentos atenderão a cerca de 7,2 mil famílias. A ação é resultado de uma parceria dos programas RS Mais Igual (coordenado pela Casa Civil do RS) e do Brasil sem Miséria (através do Ministério do Desenvolvimento Social), e contou com atuação da Defesa Civil do Estado.
Os prefeitos dos municípios de Cachoeirinha, Alvorada, Triunfo, Esteio, São Sebastião do Caí, São Jerônimo, Gravataí, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, Montenegro e Taquari recorreram à Casa Civil em busca de ajuda para amenizar o sofrimento das famílias desabrigadas.
De acordo com o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, os municípios mais afetados pelas cheias são justamente os que apresentam a maior concentração de famílias que vivem em situação de extrema pobreza e que são o público alvo do programa RS Mais Igual. "O Governo do Estado está buscando alternativas para socorrer essas pessoas que já vivem em uma situação bastante precária e que, por isto mesmo, são as mais vulneráveis em casos de temporais e enchentes".
A distribuição de alimentos aos municípios prossegue nesta segunda-feira (2), na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), situada na Avenida Missões, 287- Bairro São Geraldo/Porto Alegre.
Portal Governo do Estado do RS