O Governo do Estado realiza missão à China, entre 5 e 16 de setembro, em busca de parcerias na área da ciência e tecnologia. A viagem é uma das etapas precursoras à visita oficial do governador Tarso Genro ao país, em dezembro. A comitiva gaúcha também irá identificar possibilidades de cooperação na indústria criativa, nutracêutica (união da nutrição e farmacêutica), tecnologias agrícolas, saúde avançada, petróleo e gás.
Segundo a secretária-adjunta de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Ghissia Hauser, a intenção é de estabelecer acordos bilaterais. "Temos a expectativa de retornar com parcerias articuladas, que serão assinadas na missão oficial do governador à China", informou.
Na ocasião, o sistema de softlandig (pouso suave), estrutura de acolhimento de pequenas empresas, será analisado como forma de benefício mútuo. "O softlanding irá permitir um espaço para a instalação de empresas chinesas no Estado, e para que empresas gaúchas consigam se estabelecer na China", disse, destacando que a internacionalização é a meta dos maiores parques tecnológicos do mundo.
Em dezembro deste ano, o governador Tarso Genro irá liderar uma missão governamental e empresarial ao país asiático, quando participa da Coifar (Feira Chinesa de Investimentos no Exterior), acompanhado de uma delegação de empresários e autoridades. A viagem oficial envolverá cinco eixos estratégicos: político-institucional; econômico-comercial; científico-tecnológico; infraestrutura e agroindústria.
De acordo com o assessor de relações internacionais do Estado, Espártaco Dutra, esta é uma missão precursora, direcionada às ações do eixo tecnológico. "O objetivo é conhecer as boas práticas dos parques tecnológicos e incubadoras da China, visando estabelecer parcerias com os parques gaúchos. Além disso, vamos visitar companhias inovadoras e da indústria criativa, verificando possibilidades de interesse em cooperar com nossas empresas", informou.
Entre as atividades da comitiva gaúcha, estão visitas ao Centro de Inovação e Tecnologia, Centro Nacional de Pesquisa em Engenharia de Nanotecnologia e Design Cluster, em Xangai; Parque Criativo e Incubadora, em Wuhan; Parque de Ciências Zhongguancun e Universidade Cai Jun-Tsinghua, em Pequim. Também participam da missão a gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae-RS, Marta Alejandra Folha Pastorino, e a analista do Tecnosinos, Sandra Schafer.
Governo do Estado vai à China em busca de parcerias tecnológicas
· 1 min de leitura