Em noite de lançamentos, nesta quinta-feira (05), o Instituto Estadual do Livro (IEL) apresentou o e-book Sabor que conta, em dois formatos, um em PDF para leitura e outro como audiolivro, em formato Daisy, produzido em parceria com a Mil Palavras Acessibilidade Cultural. O diferencial é que os atores Letícia Schwartz e Gabriel Bohrer Schmitt conseguiram inserir suas vozes no áudio e fazem uma interpretação dos textos e poemas. A obra é uma coletânea de poemas e trechos literários sobre comer, beber, viver, com organização da diretora do IEL, Laís Chaffe.
O formato
O formato Daisy permite a navegação no texto escrito ou falado, por meio de um aplicativo de leitura instalado no computador, além da reprodução de arquivos de áudio em equipamentos específicos.
A produção de livros em formato Daisy está alinhada ao processo global de acessibilidade para pessoas com deficiências visuais, físicas ou com algum outro tipo de limitação na leitura, como idosos e disléxicos. Além desses públicos, todo e qualquer leitor pode usufruir dos livros em mídia digital.
Outros lançamentos
Também foram lançados o e-book Prosa na estrada - Volume I e a nova edição da Revista VOX, com o tema "fartura e escassez na ficção", que apresenta diferentes abordagens literárias à temática gastronômica
O e-book reúne os textos selecionados na primeira edição do projeto Prosa na Estrada. O projeto distribui textos de autores gaúchos e residentes no estado em ônibus das linhas intermunicipais.
Os livros digitais estão disponíveis gratuitamente para download no local e por meio do website do IEL. A revista VOX nº 5 será distribuída no IEL e em pontos de cultura e também será publicada em formato digital.
O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, destacou o quanto o trabalho do IEL cresceu na valorização dos escritores gaúchos novos e consagrados. "Quando penso que já temos um bom portfólio, surgem novas e brilhantes novidades. Isto tudo se realiza porque temos um governo que valoriza a cultura em todas as suas manifestações. Este é um projeto político no qual eu acredito profundamente e trabalho por ele", completou.
Homenagens
A noite teve ainda uma homenagem especial a Armindo Trevisan, que completa 80 anos nesta sexta-feira (6). A sala de lançamentos do IEL passa a ter o nome do escritor e recebeu uma placa e uma foto para marcar a homenagem. Trevisan agradeceu emocionado e falou sobre o significado da literatura. "Quando se chega aos 80 anos podemos dizer que se ainda tivermos um leitor já valeu a pena tudo".
A homenagem encerrou com um sarau de poemas lidos pelos escritores e convidados presentes. O Instituto Estadual do Livro apresenta ainda uma exposição com seu acervo de fotos e livros de Armindo Trevisan.