Ao término do terceiro dia de fiscalização reforçada, a Operação Viagem Segura do feriadão Farroupilha realizou 858 testes com etilômetro, que permitiram retirar das ruas 115 condutores alcoolizados, potenciais causadores de acidentes. Destes, 67 incorreram em crime de trânsito e foram conduzidos a delegacias.
A Operação, que teve início às 23h59min da quarta-feira (18) e irá estender-se até à meia-noite de domingo (22), registrou até o momento 6.651 infrações de trânsito, recolheu 711 veículos a depósito e reteve 175 carteiras de habilitação. Foram fiscalizados em todo o Estado 50.528 veículos.
Esta é a 21ª edição da Operação Viagem Segura, que reúne recursos materiais e humanos de um conjunto de parceiros: Detran/RS, Brigada Militar e Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil e órgãos de trânsito municipais, sob a coordenação do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito e o apoio de Famurs e Cetran/RS.
Desde o início da Operação, em 2011, a média de óbitos por dia de feriadão é de 6,3 vítimas fatais. O feriado Farroupilha tem ficado ligeiramente abaixo desta média, com seis vítimas fatais por dia. Até o momento, este feriadão registrou 15 mortes no local do acidente, mais dois óbitos ocorridos posteriormente, em hospital. Além disso, foram 271 feridos, como resultado de 637 acidentes ocorridos nas ruas e estradas gaúchas.
"Construir um trânsito mais seguro é uma tarefa enorme, que requer o esforço de todos, inclusive dos próprios condutores", lembra o diretor-presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer. As autoridades de trânsito pedem cuidado ainda maior aos condutores no retorno para casa, e colocam à disposição os telefones 191 (nas BR) e 198 (nas RS), para que sejam denunciados comportamentos arriscados ou agressivos ao volante.
Com informações do governo do estado