Após o projeto piloto em duas empresas da Região Metropolitana, outras dez empresas de desmanches já começaram a cadastrar seu estoque no sistema informatizado do Detran/RS. Os 12 futuros Centros de Desmanches de Veículos (CDVs) têm hoje cerca de duas mil peças cadastradas. Paralelamente, o Detran/RS atua no treinamento das empresas do Interior do Estado para uso do sistema, e a Procergs trabalha no desenvolvimento de módulos complementares, entre eles, o da Nota Fiscal Eletrônica.
Durante o projeto-piloto nos desmanches de São Leopoldo e Sapucaia do Sul, que se iniciou em 06 de agosto passado, foram realizados ajustes necessários no sistema, assim como melhorias no processo e na estabilidade da conexão. Empresas de Alvorada, Teutônia, Venâncio Aires, Caxias do Sul, Gravataí, Canoas, Sapucaia do Sul e São Leopoldo trabalham no cadastramento das peças. A previsão é de que até o final do ano, cerca de 60 desmanches estejam operando os primeiros módulos do GID Desmanches.
O cadastramento das peças pode ser feito de duas formas: por peça ou por sucata inteira. No caso das peças, cadastra-se o número da nota fiscal no sistema, que emite uma etiqueta para ser colada na peça que vai para a prateleira. No caso das sucatas inteiras, cadastra-se a nota fiscal da sucata e o sistema relaciona todas as peças daquele tipo de veículo, vinculando-as à mesma nota fiscal. Esse é o primeiro passo para o início dos CDVs, empresas de desmanches credenciadas ao Detran/RS.
O processo de credenciamento iniciou-se em março de 2011, visando legalizar a atividade e coibir furtos e roubos de veículos. Das 758 empresas existentes no Estado, segundo levantamento da Brigada Militar, 321 cadastraram-se para atuar como Centros de Desmanches de Veículos (CDVs). Hoje, 183 empresas estão em processo de credenciamento e 138 já estão aptas a iniciar o cadastramento das peças. Após o término do processo de credenciamento, essas empresas passarão a atuar como Centros de Demanches de Veículos (CDVs), nos moldes dos demais credenciados do Detran/RS: Centros de Formação de Condutores (CFCs), Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) e Centros de Remoção e Depósito (CRDs).